Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são parte obrigatória das obras didáticas do PNLD 2021 (Programa Nacional do Livro Didático), como ferramentas do processo de contextualização do que é ensinado. Inicialmente, os Temas Transversais foram recomendados
para a educação brasileira nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em 1996. Não tinham caráter obrigatório e poderiam ser abordados em diversas disciplinas. Na BNCC, receberam a denominação de Temas Contemporâneos Transversais.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - DCNs
“As orientações, presentes nas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais) e nos demais normativos da Educação Básica, apontam para a obrigatoriedade de as escolas trabalharem juntamente com conteúdos científicos e das áreas de conhecimentos específicas, os Temas Contemporâneos de maneira interdisciplinar e transdisciplinarmente, fazendo associações e conduzam à reflexão sobre questões da vida cidadã.” (BRASIL, 2013)
A BNCC classifica os Temas Contemporâneos Transversais em seis macroáreas:
Meio ambiente - educação ambiental e educação para o consumo
Economia - trabalho, educação financeira e educação fisca
Saúde - saúde e educação alimentar e nutriciona
Cidadania e civismo - vida familiar e social, educação para o trânsito, educação em direitos humanos, direito da criança e do adolescente e processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso
Multiculturalismo - diversidade cultural e educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras
Ciência e tecnologia
Temas Contemporâneos Transversais - (TCTs)
“Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) buscam uma
contextualização do que é ensinado, trazendo temas que sejam de interesse dos estudantes e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão.
O grande objetivo é que o estudante não termine sua educação formal tendo visto apenas conteúdos abstratos e descontextualizados, mas que também reconheça e aprenda
sobre os temas que são relevantes para sua atuação na sociedade. Assim, espera-se que os TCTs permitam ao aluno entender melhor: como utilizar seu dinheiro, como
cuidar de sua saúde, como usar as novas tecnologias digitais, como cuidar do planeta em que vive, como entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres, assuntos que conferem aos TCTs o atributo da
contemporaneidade.”
- (Ministério da Educação, 2019)
Jovem Brasileiro e a BNCC
Os livros da coletânea Jovem Brasileiro estão em conformidade com as normas estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os estudantes da Educação Básica.
Seu conteúdo direciona o estudante para a formação humana integral visando a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos.
Seus temas agregam informações complementares para a formação dos estudantes em interação com o seu meio social.
Suas temáticas atuais podem ser utilizadas
como instrumento de estudo sobre a
realidade onde vivem os estudantes.
Essa relação contribui para a compreensão
da necessidade de exercer sua
cidadania e participar das transformações sociais.
Seu conteúdo direciona o estudante para a formação humana integral visando a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos.
Seus temas agregam informações complementares para a formação dos estudantes em interação com o seu meio social.
Suas temáticas atuais podem ser utilizadas
como instrumento de estudo sobre a
realidade onde vivem os estudantes.
Essa relação contribui para a compreensão
da necessidade de exercer sua
cidadania e participar das transformações sociais.